quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - SUGESTÕES DE FILMES

Abaixo encontram-se alguns, dentre tantos, filmes que falam sobre a questão do negro.

Estejam  a vontade para opinar e nos deixar mais dicas!!

Bom Filme ou Filmes a todos!! 



Filme: A Cor Púrpura, 1985

Título original: The Color Purple


Duração:154 min 
Data de lançamento: 18 de dezembro de 1985 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Menno Meyjes
Sinopse: Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Filme: As Filhas do Vento (2005)
Título Original: As Filhas do Vento
 
Duração: 1h 25min
Data de lançamento: 16 de setembro de 2005
Direção: Joel Zito Araújo
Prêmios: Festival de Gramado (melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor atriz Coadjuvante) e Paratycine (Melhor roteiro).
Sinopse: Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria "Cida" Aparecida (Taís Araújo) e Maria "Ju" da Ajuda (Thalma de Freitas) têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz e para isto é imperativo que deixe o lugarejo, já a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas (Mílton Gonçalves), o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas. Quando ele acusa injustamente Cida de estar se envolvendo com Marquinhos (Rocco Pitanga), o namorado de Ju, ela fica tão magoada que deixa a cidade e vai para o Rio de Janeiro na esperança de ser atriz, e consegue. A vida de cada irmã seguiu seu curso e elas ficam sem se falar por mais de 4 décadas. Com a morte de Zé das Bicicletas, Cida retorna para a sua cidade natal para o enterro do pai. O encontro dela com Ju será inevitável, mas elas têm muita mágoa uma da outra e talvez seja difícil resolver 40 anos em alguns dias.



Filme: Amistad (1997)

Titulo Original: Amistad

Duração: 154 min

Data de lançamento: 10 de dezembro de 1997 (EUA)

Direção: Steven Spielberg

Roteiro: David Franzoni

Prêmios: Prémio Critics Choice de melhor ator coadjuvante em cinema.

Sinopse: Com direção de Steven Spielberg e com Morgan Freeman e Anthony Hopkins no elenco, o filme se passa a bordo do navio negreiro La Amistad e mostra um grupo de escravos africanos que assumem o comando do navio e tentam voltar para casa, mas não conhecem a navegação.





Filme: A Negação do Brasil, 2000
Titulo original: A Negação do Brasil
Duração:90 min
Direção: Joel Zito Araújo

Roteiro: Joel Zito Araújo

Fotografia: Adrian Cooper, Cleumo Segond

Trilha Sonora: Toninho Muricy

País: Brasil

Sinopse: documentário de Joel Zito Araújo - aborda tabus e estereótipos sobre o negro na telenovela brasileira. O diretor, baseado em suas memórias, analisa as influências do gênero nos processos de identidade dos afro-brasileiros. A Negação do Brasil ganhou o Prêmio de Melhor Documentário em É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e recebeu ainda os Prêmios Quanta, R$ 6 mil em locações de equipamento, e de Pesquisa, devido ao bom arquivo de imagens televisivas.
Link do filme: http://www.cineconhecimento.com/2011/01/a-negacao-do-brasil/



Filme: A Outra História Americana,1998
Titulo original: American History X
Duração: 119 min
Data de lançamento: 30 de outubro de 1998 (EUA)
Direção: Tony Kaye
Roteiro: David McKenna
Sinopse: Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.
Link do filme: http://filmeshunter.com/drama/a-outra-historia-americana-american-history-x/

Filme: A Vida Secreta das Abelhas (2009)

Titulo Original: The Secret Life of Bees

Duração: 110 min

Dirigido: Gina Prince-Bythewood

Estreia: 7 de Agosto de 2009 ( Brasil ) 

Sinopse: Carolina do Sul, 1964. Lily Owens (Dakota Fanning) é uma garota de 14 anos atormentada pelas poucas lembranças que tem da mãe falecida em um trágico acidente causado por ela. Decidida a fugir da solidão e do relacionamento complicado com o pai, T. Ray (Paul Bettany), Lily foge de casa com sua empregada Rosaleen (Jennifer Hudson) e segue a única pista que pode levar ao passado de su mãe numa pequena cidade do interior. Lá ela conhece August (Queen Latifah), a mais velha das irmãs Boatwright, dona de um tradicional apiário da cidade e que também conhece alguns segredos do passado de sua mãe.


Link do filme: http://filmeshunter.com/drama/a-vida-secreta-das-abelhas-the-secret-life-of-bees/

Filme: Cruz e Souza, o Poeta do Desterro, 1998
Titulo original: Cruz e Sousa - O Poeta do Desterro
Duração: 86 min
Dirigido: Sylvio Back
Sinopse: Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.


Filme: Histórias Cruzadas (2011)

Titulo original: The Help

Duração: 137 min

Data de lançamento: 9 de agosto de 2011 (Beverly Hills)

Direção: Tate Taylor

Roteiro: Tate Taylor

Sinopse: Filme que deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer, Histórias Cruzadas mostra uma jovem que começa a entrevistar e pesquisar a vida de mulheres negras que trabalham cuidando da casa de pessoas da elite branca  e acaba causando polêmica em uma pequena cidade no Mississipi, na década de 60. 





Filme: Hotel Ruanda, 2004
Titulo original: Hotel Rwanda
Duração:121 min
Data de lançamento: 22 de dezembro de 2004 (EUA)
Direção: Terry George
Roteiro: Terry George, Keir Pearson
Sinopse: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.
Link do filme: http://baixarviatorrentss.blogspot.com.br/2013/05/baixar-filme-hotel-ruanda-dubado-via.html

Filme: Invictus (2009)

Titulo Original: Invictus

Duração: 133 min

Data de lançamento: 3 de dezembro de 2009 (Beverly Hills)

Direção: Clint Eastwood

Roteiro: Anthony Peckham

Sinopse: Dirigido por Clint Eastwood, Invictus mostra a trajetória de Nelson Mandela como primeiro presidente negro da África do Sul após 27 anos de prisão. O filme mostra a Copa do Mundo de Rugbi de 1995 logo depois do fim do apartheid. 


Link do filme: http://www.baixakifilmetorrent.com.br/download-invictus-2009-torrent/


Filme: Madame Satã, 2002
Titulo original: Madame Satã
Duração: 105 min
Direção: Karim Aïnouz
Roteiro: Karim Aïnouz
Produtor: Isabel Diegues, Maurício Andrade Ramos e Walter Salles
Sinopse: Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.
Link do filme: http://thepiratebay.se/torrent/8721928/Madame_Sat_atilde__(Karim_A_iuml_nouz__2002)

Filme: Mississippi em chamas,1988
Titulo original: Mississippi Burning
Duração: 122 min
Direção: Alan Parker 
 
Roteiro: Chris Gerolmo

Sinopse: Rupert Anderson e Alan Ward, dois agentes do FBI com estilos muito diferentes, são destacados para investigar a morte de três militantes dos direitos civis numa pequena cidade do Mississipi marcada pela divisão brancos e negros, onde estes são alvo de violência constante. Juntos seguem várias pistas que não dão em nada, até que a mulher do xerife local avança com algumas revelações surpreendentes. Mas para resolver o caso, os dois agentes vão ter de ultrapassar a hostilidade das autoridades locais e da comunidade negra, bem como as próprias diferenças que os separam.
Link do filme: http://raridades0800.blogspot.com.br/2013/05/mississipi-em-chamas-1988-alan-parker.html


Filme: O Jardineiro Fiel, 2005
Titulo original: The constant gardener
Duração: 129 min
Data de lançamento: 31 de agosto de 2005 (EUA)
Direção: Fernando Meirelles
Direção de elenco: Leo Davis
Autor: John le Carré
Sinopse: Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.
Link do filme: http://filmeshunter.com/drama/o-jardineiro-fiel-the-constant-gardener/


Filme: Quanto Vale ou É Por Quilo?, 2005
Titulo original: Quanto Vale ou É Por Quilo?
Duração: 110 min.
Direção: Sergio Bianchi
Roteiro: Eduardo Benaim, Sergio Bianchi

Elenco: Ana Carbatti, Ana Lúcia Torre, Caco Ciocler, Cláudia Mello, Herson Capri, Lena Roque, Leona Cavalli, Myriam Pires, Silvio Guindane

Produção: Luís Alberto Pereira, Patrick Leblanc

Fotografia: Marcelo Corpanni

Sinopse: Livre adaptação do conto Pai Contra Mãe, de Machado de Assis. O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Apontando a câmera para a falência das instituições no país, o filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria pelo marketing social: a solidariedade de fachada.
Link do filme: http://cinemacultura.com/?p=8082


Filme: Tempo de Matar, 1996
Titulo original:  A time to kill
Duração: 149 min
Data de lançamento: 24 de julho de 1996 (EUA)
Direção: Joel Schumacher
Produtora: Regency Enterprises
Produção: Hunt Lowry, Arnon Milchan, John Grisham, Michael G. Nathanson
Sinopse: Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.
Link para o filme: http://sofilmeseseriados.org/filme-tempo-de-matar-torrent-bluray-rip-720p-dual-audio-1996/


 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. http://curitibacult.com.br/dia-da-consciencia-negra-5-filmes-sobre-racismo/

    ResponderExcluir